quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Mais morte

Vou falar mais sobre a morte, só não sei por onde começar. Acredito que este anjo do mal, que assola os que temem os sete infernos que podem ser encontrados no caminho das pedras, acabe por turvar a vista daqueles que enchergam demais, os impelindo as aguas e provocando afogamentos, matando a sede. Cedendo entao ao meu passageiro sombrio, sombreando a face de meu defensor, pensando em mais morte. E filosofada, é claro.
O que a morte, aquele temido momento desconhecido e traido pela razão humana? As vezes penso se morte nao passa de um estado de espirito, um daqueles malvados, mas não adianta negar, a morte é almejada por todos. Muitos são aqueles que caem perante o fim e poucos os capazes de se reerguer, sobrando apenas os imortais. Os imortais não venceram a morte, sequer deixam de morrer, apenas adiam eternamente a hora marcada. E a morte brinca com eles. A morte sorri perante pessoas assim e são raros os momentos que se ve um sorriso em seus labios maliciosos. Então a morte percorre a pé ou a galope estes que acreditam poder burlá-la, matando nas curvas os desavisados e nas retas os corajosos. E tambem nada impede que a morte caia, existem pedras no caminho de todos. Mesmo que a morte seja um deus, não poderiamos nós sermos deuses tambem?
Com certeza podemos ser morte, melhor a minha, que seja filosofada.


Isso sim é filosofia.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Morte filosofada

Isso sim é filosofia

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Verdade

Alguém acredita na verdade até o instante que alguém mais determinado que ele lhe diga: Não é verdade.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

O que está acontecendo?

Na atualidade, as pessoas esquecem daquilo que não deveria ser esquecido. Eu gostaria de lembrar para que saber do que estou falando, mas como eu não lembro, eu não sei. Considerando que sou livre para escrever o que penso nessas páginas virtuais de um inovador livro de filosofia comtemporanea ou digital eu me pergunto, o que esquecemos era verdade?
A verdade é algo quem sempre intrigou os mais famosos pensadores, de Platão ao FHC, e seria possível encontrá-la em algum lugar? Espero que não, por que caso exista uma verdade, ela com certeza não é a minha e tudo que divago por aqui seria um erro tremendo. Erro ou mentira?
Qual seria o contrário de verdade? E se a verdade não existe, existiria o seu contrário?
Eu, particularmente, acredito que a verdade até possa existir, mas não é fixa. Ela é inatingivel por fazer parte de um movimento que envolve três fatores: O que é tido como verdade, o que é tido como seu contrário e o meio termo, a dúvida. Como alcançar a verdade? através da liberdade.


Isso sim é filosofia.

domingo, 5 de outubro de 2008

Razão

Existe uma forma da razão e a emoção ocuparem o mesmo espaço no mesmo tempo?
Não sei o porque, mas acredito que na filosofia se dedicaram demais ao pensamento e esqueçaram um pouco do sentimento. Parece que sempre teve um cara que encontrou uma forma racional para se explicar tudo que existia de inexplicavel, por mais idiota que fosse a explicação e isso de alguma forma boicotou nossa capacidade pensativa livre. Agora, nos enquadramos dentro do que muito foi discutido durante anos sem se chegar a conclusão nenhuma. Prq apesar de se buscar insanamente uma verdade para as grandes questões da vida, elas não existem por elas mesmo. Portanto, não há razão sem emoção e vice e versa.




Isso sim é filosofia